02/01/2011

Declaração de Évora recoloca Regionalização na Agenda Política

As Federações do PS de Évora, Portalegre, Porto, Algarve e Setúbal subscreveram um documento, a “Declaração de Évora”, onde consideram que a reforma do Estado e da Administração Pública, incluindo a Regionalização, são instrumentos imprescindíveis para superar a crise.
O documento surge no âmbito de uma seminário inteiramente dedicado à Regionalização que levou a Évora, vários membros do Governo, deputados, especialistas e dirigentes do PS e do PSOE.
Capoulas Santos, Eurodeputado e Presidente da Federação de Évora do PS, explicou que os subscritores da “Declaração de Évora” pretendem estabelecer uma plataforma que debata as questões políticas e procure soluções de combate à crise económica e financeira do País. Para Capoulas Santos recolocar o problema da Regionalização na agenda política regional e nacional é relançar um debate com os portugueses e discutir soluções para o País.
Os cinco líderes concluem que é possível, com uma administração reformada, mais eficaz e próximas dos cidadãos, racionalizar recursos, ganhar eficácia e reduzir a despesa pública.
Para o Presidente da Federação de Évora o próximo passo a dar será o de alargar a declaração aos 21 presidentes das federações distritais e regionais do Partido Socialista e, logo a seguir, envolver os demais partidos políticos, organizações da sociedade e os portugueses.
Para os dirigentes envolvidos é importante que o País tenha condições para um debate sereno e que o assunto seja colocando posteriormente a Referendo. “Estamos convictos de que os problemas da crise económica e financeira, das assimetrias e da interioridade, podem resolver-se com uma administração mais reduzida, mais eficaz, mas reformulada. A criação das regiões implicaria, desde logo, uma redução drástica do Governo central”, concluiu Capoulas Santos.