06/11/2010

Socialistas cerram fileiras

A Comissão Política da Federação Distrital do PS de Évora reuniu esta semana no Évora Hotel para eleger os seus órgãos executivos e analisar a situação política actual.
Foi com severidade que Capoulas Santos, Presidente da Federação do PS/Évora, abriu os trabalhos, criticando a posição dos partidos políticos da oposição, em particular o PSD, que adjectivou de “cinismo político e calculismo eleitoral” em torno da questão orçamental. A generalidade das intervenções reforçou o apoio ao Primeiro-Ministro e ao Governo, voltando os socialistas a demarcarem-se do PSD, a quem acusam de colocar os interesses partidários à frente do interesse nacional, por terem adiado a decisão de viabilizar o Orçamento para 2011, o que tem implicado custos pesados aos portugueses. Várias intervenções sublinharam ainda inquietação em relação aos eventuais atrasos na concretização de projectos que consideram da maior relevância para o Distrito como o Hospital Distrital de Évora ou a Alta Velocidade (TGV).
Capoulas Santos apontou ao PSD a responsabilidade desses eventuais atrasos afirmando que “toda a gente sabe que o PSD quer travar todo o investimento público no País e todos os alentejanos saberão de quem é a responsabilidade se não viermos a ter o Hospital Distrital de Évora e o TGV, que tanto precisamos para o nosso desenvolvimento”. Houve quem recordasse que o PSD de Évora tinha mesmo declarado ser contra o TGV durante a campanha das autárquicas.
A reunião terminaria com um voto de congratulação pelo arranque das obras de construção das fábricas da EMBRAER, porventura “o maior projecto estruturante para a região depois da Barragem de Alqueva”, como lhe chamou o Presidente da Distrital dos socialistas.