09/11/2010

Obras Públicas em Évora são para avançar

Quem o garante é João Tiago Silveira, Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros.
Num encontro que reuniu este sábado mais de uma centena de dirigentes e militantes socialistas de Évora, João Tiago Silveira respondeu inequivocamente à questão levantada por Capoulas Santos, enquanto Presidente da Federação Distrital de Évora do PS.
Recorde-se que na semana anterior e durante a Comissão Política Distrital dos Socialistas, foram várias as vozes a contestar a postura do PSD durante as negociações em torno do Orçamento de Estado e que, segundo dirigentes do Partido, estariam a ser postas em causa pelos Sociais-Democratas obras públicas como o novo Hospital Central de Évora ou a Alta Velocidade (TGV).
Capoulas Santos sublinhou que as preocupações dos socialistas são legítimas e deu como exemplo os sucessivos bloqueios às obras públicas sempre que o PSD chegou ao Governo. Desta vez e sob a desculpa da redução da despesa como condição para a viabilização ao OE, o PSD defendeu publicamente a paragem das grandes obras públicas.
Tiago Silveira sublinhou que o Governo está empenhado na construção do novo Hospital Distrital de Évora e que continua convicto na importância do TGV para o desenvolvimento do País, cuja paragem representaria em custos com indemnizações, para o Estado, cerca de 2/3 dos custos necessários para executar a obra no troço Poceirão-Caia. Por isso garantiu que os prazos de execução previstos são para manter porque a reavaliação acordada com o PSD não poderá conduzir a diferente desfecho.
O dirigente socialista que ocupa actualmente a Secretária de Estado da Presidência defendeu ainda que o Governo conseguiu aprovar o Orçamento de Estado que, apesar de duro, é o que o País precisa para conseguir manter o financiamento externo e isso é uma vitória política para o País e que a alternativa que o PSD apresenta é simplesmente a privatização do Estado Social que considera como despesa e não como investimento nas pessoas. “É a defesa do Estado Social que distingue o PS do PSD”, acrescentou.

08/11/2010

Manuel Alegre no Congresso da Tendência Sindical Socialista da CGTP

“O papel dos sindicatos no nosso país e na Europa é mais importante do que nunca” afirmou Manuel Alegre esta tarde no encerramento do IX Congresso da Tendência Sindical Socialista da CGTP, onde foi calorosamente recebido, porque “é preciso fazer frente a esta ofensiva” em toda a Europa contra os direitos sociais, que “custaram o sacrifício de tantas gerações”. O candidato considerou que a greve geral “vai ser um momento de grande significado sindical, político e democrático” e criticou o facto de ninguém ter perguntado “ao candidato Cavaco Silva nem a nenhum outro candidato qual era a sua posição sobre a greve”.